segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sekhmet- o castigo de Rá

Agora que eu falei dela na de Bastet fiquei curioso, então vou postar sobre ela agora.


Sekhmet e Ammit. Os maiores medos e dores do egito.
 Sekhmet ("A poderosa") é a deusa da vingança e das doenças. Seu culta ficava na cidade de Mênfis. Ela é muitas vezes confundida com Bastet Pois também é a Antropozoomorfica de um felino ( Porém ela tem a cabeça de um leão enquanto Bastet tem a de um simples gato, além de suas funções divinas serem completamente diferentes) ela era muito temida no egito pois era a ferramenta de punição de Rá
 Rá um dia já mandou ela para matar todos aqueles que se opunham a ele, porém ela fez isso com tanta mais tanta fúria, que Rá teve que embebeda-la com vinho para poder parar (o vinho por causa da sua semelhança com o sangue)
 Sua missão é proteger o deus Rá e o Faraó, ela tem Imensa força e coragem. E uma das formas da deusa Hator que abraçou Rá, absorveu sua força e em forma de leoa desceu a terra para destruir a humanidade.
 Rá já tinha se cansado dos pecados humanos, então criou Sekhmet para puni-los ( aí vem a historia do vinho) Rá não pode parar ela, porém os moradores da Terra resolveram criar uma bebida (vinho) para embebeda-la e deram para Rá, o plano funcionou e Rá recolheu-a.
 Do mesmo jeito que ela pode trazer males e doenças ela pode trazer a cura desses. Ela é a patrona dos médicos.
Espero que tenham gostado. Se não tivesse procurado mais sobre Bastet eu nunca iria descobrir essa Sekhmet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário