segunda-feira, 6 de maio de 2013

Anubis- deus egipcio da morte

Agora vou postar Anubis... Espero que esse Blog ajude em pesquisas e trabalhos escolares de vcs! XD


 Era o nome que os antigos gregos deram ao deus com cabeça de Chacal que tem ligação com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egipcia. Umas das menções mais antigas de Anubis está nos textos da piramide do Imperio Antigo.
 Anubis já foi considerado e deua da morte mais importante, mas durante o Médio imperio foi substituido por Osíris (Maldito Osíris).
 É o Antropomorfico (Homem metade animal) do cachorro, tinha como mulher a deusa Anput que era seu aspecto feminino e tinha uma filha Kebechet. Os egipcios acreditavam em vida após a morte, mas isso só acontecia depois de se passar por uma julgamento feito por ele. Ele colocava em uma balança o coração do morto e a pena da verdade ( que pertencia á sua consorte, a deusa da verdade Maat). Era medida as coisas que o morto fez em vida, se foi uma boa pessoa e o coração for mais leve do que a pena a pessoa tinha o direito de ir para o paraíso ou ter seu corpo de volta. Caso contrario ele era devorado por Ammit (um demônio metade leão, metade hipopótamo e metade crocodilo) Anubis que guiava a alma do morto ao paraíso.

Mumificação

Após Osíris ter sido despedaçado por seu irmão Seth ele é embalçamado por Anubis, fazedo-o se tornar a primeira múmia e este se tornou deus do embalçamento. Quando iriam mumificar alguem os sacersotes de Anubis (stm) usavam mascaras de chacai durante o ritual de mumificação. Anubis era uma das mais antigas divinidades egipcias, seu papel foi mudando conforme o amadurecimento da mitologia, como, Osíris que tomou o seu papel e agora este é o deus da mumificação (apesar ed ainda pesar corações).

Chacal

É possivel de que a assossiação de Anubis com os Chacais é que os Chacais costumavam perambular por cemitérios. Existem muitas confusões sobre qual é a verdadeira raça de cachorro de Anubis, eles usam para representar se erros apenas "o cachorro de Anubis".

Curiosidades:
* Existe uma representação de Anubis em digimon, Anubismon:
 
Espero que tenham gostado desse, Acho que o proximo será de Rá. Até!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário