
RÀ! PEGADINHA DO MALANDRO... Ops... Rá errado. Esse é o Rá da mitologia egipcia
, deus do sol depois que Bastet virou deusa da lua. Ele é o Antropozoomorfico (metade homem metade animal) do falcão.
Se tornou uma das principais divinidades da quinta dinastia da religião egipcia, Primordialmente indentificado como o sol do meio-dia. Ele era indentificado com deus solar local da cidade de Heliópolis, Atum.
Nos textos das pirâmides Rá e Horus são dinstintos claramente (Ex: Horus remove para o sul do céu o trono de Rá) porém em dinastias superiores Rá foi fundido com ele se tornando Re-Horakhty ("Rá que é o Horus dos dois horizontes") No Império Novo o deus Amon se tornou proeminente, após fundir-se com Rá e formarAmon-Rá.
Segundo alguns mitos, todas as formas de vidas foram criadas por Rá que pronunciando seus nomes secretos lhes chamou para a existencia. De acordo com outra das versões, os seres humanos teriam sido criados a partir daslágrimas e do suor de Rá, motivo pelo qual os egípcios se chamavam de "Gado de Rá". No mito da Vaca Celestial se descreve como a humanidade teria tramado contra Rá, e como ele teria enviado seu olho, na forma da deusa Sekhmet, para puni-los, que acabou por se tornar sedenta por sangue, e só foi pacificada com a mistura de cerveja e tinta vermelha..
Espero que tenham gostado. Eu tive um problema na digitação por isso ela ficou estranha assim no meio. Mas ta bom né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário