segunda-feira, 6 de maio de 2013

Atum e Nun

Pimeiro vamos falar de Nun, é um texto curto

Nun é o Neter egipcio sem sexo, ele é o liquido cósmico que deu origem ao universo. É o ser subjetivo quando se transforma no ser objetivo vira Atum

Atum é o resultado da transformação de Num ele é o deus que originou todos os corpos estelares com uma explosão cosmica e todos os deuses primordiais também. Atum e Rá criam os outros deuses a partir de 4 dias de "ato sexual" entre eles.
 Atum é o único deus que demonstra relações homoefetias na mitologia


Sekhmet- o castigo de Rá

Agora que eu falei dela na de Bastet fiquei curioso, então vou postar sobre ela agora.


Sekhmet e Ammit. Os maiores medos e dores do egito.
 Sekhmet ("A poderosa") é a deusa da vingança e das doenças. Seu culta ficava na cidade de Mênfis. Ela é muitas vezes confundida com Bastet Pois também é a Antropozoomorfica de um felino ( Porém ela tem a cabeça de um leão enquanto Bastet tem a de um simples gato, além de suas funções divinas serem completamente diferentes) ela era muito temida no egito pois era a ferramenta de punição de Rá
 Rá um dia já mandou ela para matar todos aqueles que se opunham a ele, porém ela fez isso com tanta mais tanta fúria, que Rá teve que embebeda-la com vinho para poder parar (o vinho por causa da sua semelhança com o sangue)
 Sua missão é proteger o deus Rá e o Faraó, ela tem Imensa força e coragem. E uma das formas da deusa Hator que abraçou Rá, absorveu sua força e em forma de leoa desceu a terra para destruir a humanidade.
 Rá já tinha se cansado dos pecados humanos, então criou Sekhmet para puni-los ( aí vem a historia do vinho) Rá não pode parar ela, porém os moradores da Terra resolveram criar uma bebida (vinho) para embebeda-la e deram para Rá, o plano funcionou e Rá recolheu-a.
 Do mesmo jeito que ela pode trazer males e doenças ela pode trazer a cura desses. Ela é a patrona dos médicos.
Espero que tenham gostado. Se não tivesse procurado mais sobre Bastet eu nunca iria descobrir essa Sekhmet!

Rá- deus egipcio do sol

Agora é Rá. O deus dos deuses egipcios da 1 e 2 geração de Neteru

RÀ! PEGADINHA DO MALANDRO... Ops... Rá errado. Esse é o Rá da mitologia egipcia
, deus do sol depois que Bastet virou deusa da lua. Ele é o Antropozoomorfico (metade homem metade animal) do falcão.
 Se tornou uma das principais divinidades da quinta dinastia da religião egipcia, Primordialmente indentificado como o sol do meio-dia. Ele era indentificado com deus solar local da cidade de Heliópolis, Atum.
 Nos textos das pirâmides Rá e Horus são dinstintos claramente (Ex: Horus remove para o sul do céu o trono de Rá) porém em dinastias superiores Rá foi fundido com ele se tornando  Re-Horakhty  ("Rá que é o Horus dos dois horizontes") No Império Novo o deus Amon se tornou proeminente, após fundir-se com Rá e formarAmon-Rá
 Segundo alguns mitos, todas as formas de vidas foram criadas por Rá que pronunciando seus nomes secretos lhes chamou para a existencia. De acordo com outra das versões, os seres humanos teriam sido criados a partir daslágrimas e do suor de Rá, motivo pelo qual os egípcios se chamavam de "Gado de Rá". No mito da Vaca Celestial se descreve como a humanidade teria tramado contra Rá, e como ele teria enviado seu olho, na forma da deusa Sekhmet, para puni-los, que acabou por se tornar sedenta por sangue, e só foi pacificada com a mistura de cerveja e tinta vermelha..

Espero que tenham gostado. Eu tive um problema na digitação por isso ela ficou estranha assim no meio. Mas ta bom né?

Anubis- deus egipcio da morte

Agora vou postar Anubis... Espero que esse Blog ajude em pesquisas e trabalhos escolares de vcs! XD


 Era o nome que os antigos gregos deram ao deus com cabeça de Chacal que tem ligação com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egipcia. Umas das menções mais antigas de Anubis está nos textos da piramide do Imperio Antigo.
 Anubis já foi considerado e deua da morte mais importante, mas durante o Médio imperio foi substituido por Osíris (Maldito Osíris).
 É o Antropomorfico (Homem metade animal) do cachorro, tinha como mulher a deusa Anput que era seu aspecto feminino e tinha uma filha Kebechet. Os egipcios acreditavam em vida após a morte, mas isso só acontecia depois de se passar por uma julgamento feito por ele. Ele colocava em uma balança o coração do morto e a pena da verdade ( que pertencia á sua consorte, a deusa da verdade Maat). Era medida as coisas que o morto fez em vida, se foi uma boa pessoa e o coração for mais leve do que a pena a pessoa tinha o direito de ir para o paraíso ou ter seu corpo de volta. Caso contrario ele era devorado por Ammit (um demônio metade leão, metade hipopótamo e metade crocodilo) Anubis que guiava a alma do morto ao paraíso.

Mumificação

Após Osíris ter sido despedaçado por seu irmão Seth ele é embalçamado por Anubis, fazedo-o se tornar a primeira múmia e este se tornou deus do embalçamento. Quando iriam mumificar alguem os sacersotes de Anubis (stm) usavam mascaras de chacai durante o ritual de mumificação. Anubis era uma das mais antigas divinidades egipcias, seu papel foi mudando conforme o amadurecimento da mitologia, como, Osíris que tomou o seu papel e agora este é o deus da mumificação (apesar ed ainda pesar corações).

Chacal

É possivel de que a assossiação de Anubis com os Chacais é que os Chacais costumavam perambular por cemitérios. Existem muitas confusões sobre qual é a verdadeira raça de cachorro de Anubis, eles usam para representar se erros apenas "o cachorro de Anubis".

Curiosidades:
* Existe uma representação de Anubis em digimon, Anubismon:
 
Espero que tenham gostado desse, Acho que o proximo será de Rá. Até!

 

Bastet -deusa egipcia da vida.

Bom gente... aqui começarei  a falar de Batet a deusa egipcia da vida... espero que gostem!

 Bastet era a deusa da mitologia egipcia que era uma mulher metade gato, deusa do "sol" (ainda vou explicar o porque das aspas), da vida e protetora das mulheres gravidas (Completamente o contrario de Anubis). Ela como maioria dos deuses egipcios era antropozoomorfica (Antropo= homem+ Zoo= Animal + Morfica= Mistura. Ou seja Mistura de homem e Animal) Como uma mulher gato.              Acreditavam que ela tinha o poder sobre eclipses solares, quando os gregos chegaram no egito assossiaram ela com Artemis e ela agora é deusa da lua ao invés do sol. Acreditam que ela existe desde a época da II dinastia, Era representada como uma mulher com cabeça de gato que tinha um sistro em sua mão (Instrumento musical sagrado) Ela tinha algumas vezes um grande brinco na orelha e um colar também além de um cesto onde colocava as crias.
 Ela pode ser confundida com a deusa Sekhmet que dierentemente de Bastet tem o aspecto feroz de leoa (Vou explicar sobre ela também depois). Bastet fazia parte da Neteru da Segunda geração.   Um fato é que os gatos são muito bem tratados no Egito por homenagem a deusa. Eles acreditavam que esses gatos eram a reencaração dela por isso os tratavam muito bem, e quando morriam os egipcios os mumificavam e os enterravam em um lugar só para eles ( Queria ser um gato egipcio XD)
Curiosidades:
* Tem uma representação de Batet em digimon Xros Bastemon:

É isso gente... O prximo vai ser sobre Anubis. Me aguardem kkkkkkkkkkk....