
Bastet era a deusa da mitologia egipcia que era uma mulher metade gato, deusa do "sol" (ainda vou explicar o porque das aspas), da vida e protetora das mulheres gravidas (Completamente o contrario de Anubis). Ela como maioria dos deuses egipcios era antropozoomorfica (Antropo= homem+ Zoo= Animal + Morfica= Mistura. Ou seja Mistura de homem e Animal) Como uma mulher gato. Acreditavam que ela tinha o poder sobre eclipses solares, quando os gregos chegaram no egito assossiaram ela com Artemis e ela agora é deusa da lua ao invés do sol. Acreditam que ela existe desde a época da II dinastia, Era representada como uma mulher com cabeça de gato que tinha um sistro em sua mão (Instrumento musical sagrado) Ela tinha algumas vezes um grande brinco na orelha e um colar também além de um cesto onde colocava as crias.
Ela pode ser confundida com a deusa Sekhmet que dierentemente de Bastet tem o aspecto feroz de leoa (Vou explicar sobre ela também depois). Bastet fazia parte da Neteru da Segunda geração. Um fato é que os gatos são muito bem tratados no Egito por homenagem a deusa. Eles acreditavam que esses gatos eram a reencaração dela por isso os tratavam muito bem, e quando morriam os egipcios os mumificavam e os enterravam em um lugar só para eles ( Queria ser um gato egipcio XD)
Curiosidades:
* Tem uma representação de Batet em digimon Xros Bastemon:
É isso gente... O prximo vai ser sobre Anubis. Me aguardem kkkkkkkkkkk....
Nenhum comentário:
Postar um comentário